A importância do exemplo…
A crônica que você vai ler abaixo, foi retirada do livro “O que podemos aprender com os gansos” e a achamos muito inspiradora e indicada para os líderes.
Geralmente exige-se dos funcionários atitudes memoráveis, mas será que eles enxergam isso vido de você?
Confira e pense à respeito!
“Às vezes noto que as pessoas, principalmente em cargo de liderança, sentem-se impotentes para promover mudanças na empresa e não sabem por onde começar. Eu não vejo outra saída senão o exemplo. Dar o exemplo para que ele se multiplique.
Na África, na década de 1980, um inglês lutava pela união das tribos ensinou seus membros a falar a mesma língua. Lutou contra soldados e contra o racismo. Com sabedoria e coragem , conduziu uma multidão com um único objetivo: tornar melhor o futuro de todos. Certa vez um habitante lhe perguntou como faria para ensinar milhares de pessoas se numa sala só poderia reunir meia dúzia. Como os outros alcançariam suas mensagens e ensinamentos? E ele respondeu:
– Uma cachoeira nasce de uma simples gota d’água e veja o resultado. Quem luta somente pelo seu sucesso, achando que nunca precisará dos outros, nasce gota e morre gota. Mas quem se une a muitos pensando no sucesso de todos cresce, se torna cachoeira, junta-se aos que sabem, aos que fazem pessoas crescerem.
É dando o exemplo e ensinando aos mais próximos que o líder promoverá mudanças de comportamento dentro da empresa.
Fonte: Livro “O que podemos aprender com os gansos – Alexandre Rangel- 12ª edição.