Big Data e CRM – Qual a diferença?
Recentemente o site CANALTECH publicou um artigo sobre a diferença entre esses dois conceitos íntimos, porém com suas particularidades que muitas vezes são confundidas. Confira!
Não existem dúvidas de que o conhecimento do consumidor será decisivo no comércio digital dos próximos anos. Existe quase que uma obsessão desse mercado por informações que facilitem a relação com os clientes. Hoje se fala muito do Big Data, mas, muitos o confundem com outras ferramentas de análises de mercado e comportamento do consumidor, como por exemplo, o CRM.
Uma rápida definição de Big Data
O Big Data consiste na utilização de grande quantidade de dados disponíveis, tanto online, quanto off-line, para aprimorar e desenvolver ações em um negócio.
Para isso o Big Data utiliza algumas ferramentas que, juntas conseguem unir dados de diversas fontes, provenientes, em sua maioria na rede mundial de computadores. A ideia é reunir essas informações e transformá-las em métricas claras para desenvolver um negócio e, principalmente escolher a melhor opção com base no cenário de mercado.
Se as empresas souberem usufruir do Big Data elas conseguirão entender melhor o mercado, bem como seus clientes e fornecedores.
Uma rápida definição de CRM
O CRM é uma ferramenta de gestão de clientes e vendas. Através dele, a equipe comercial tem acesso ao registro das vendas e contatos realizados com o cliente.
Também é possível acessar informações e opiniões dos clientes sobre a marca via callcenter, redes sociais ou outros veículos de comunicação.
Essa facilidade de registro de informações sobre o cliente auxilia a comunicação de ambas as partes, evitando gerar impaciência do cliente. Um exemplo bem comum de situações como essa é quando o cliente solicita auxílio num primeiro contato e, posteriormente, quando retorna, precisa explicar a mesma situação para outro funcionário da empresa.
Caso o CRM seja utilizado de forma correta, esse problema é minimizado e, as informações são apenas confirmadas. Dessa forma, o CRM fornece respostas claras e objetivas sobre a situação de seu negócio, bem como o relacionamento com seu cliente.
Diferenças entre Big Data e CRM
Podemos agora definir essa diferença. O CRM é uma ferramenta que analisa o comportamento e os anseios do cliente junto à empresa, seja tirando dúvidas, reclamando, elogiando ou realizando uma compra. Já o Big Data é mais complexo. Exige a utilização de algumas ferramentas que fazem a análise dos mais diversos dados, auxiliando o desenvolvimento de ações dentro do seu negócio. Os dados analisados podem inclusive ser parte integrante de um CRM.
Benefícios:
- Análise do cliente e fornecedores passa a ser mais completa.
- Decisões mais precisas, análise de seu impacto em longo prazo e, melhoria do benchmarking.
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Fonte: Canaltech