[CRÔNICA] – As pessoas têm valores diferentes dos seus
Estamos iniciando mais um mês. Essa é a hora que planejamos as ações dos próximos meses e avaliamos o que foi feito nas semanas anteriores. Porém, antes de iniciar o seu dia, gostaria de chamar a atenção para esta crônica. Ela certamente vai ampliar o seu ponto de vista sobre algumas coisas, principalmente se você trabalha em equipe e sempre lida com o desafio de diferentes pontos de vista sobre uma determinada situação.
“Um dia um homem muito rico levou o filho pequeno para o interior com o firme propósito de mostrar a ele o quanto as pessoas podem ser pobres. O pai queria que o filho aprendesse a valorizar os bens materiais que possuía, seu status e prestígio social. Desde cedo pretendia transmitir esses valores a seu herdeiro.
Pai e filho passaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa de um trabalhador da fazenda de seu primo.quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
– Então, o que achou passeio?
– Muito bom, pai!
– Percebeu a diferença entre viver na riqueza e viver na pobreza? Me diga, o que você aprendeu?
E o filho respondeu:
– Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quadro; que nós temos uma piscina até grande, mas eles têm um riacho que não acaba nunca. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas, e eles têm as estrelas e a lua que nós nem vemos. Nosso quintal vai até o portão de entrada, e eles têm uma floresta inteirinha só para eles.
Quando o garoto acabou de responder, o pai estava perplexo.
O filho acrescentou:
– Obrigado, pai, por me mostrar como nós somos pobres!
Tudo que você tem depende da maneira como você olha para as coisas. Depende da forma como as pessoas pensam. Você criará um ambiente de trabalho muito melhor se compreender e aceitar que as pessoas podem cultivar valores diferentes dos seus.”
*Crônica retirada do livro “O que aprendemos com os Gansos” – 12ª Edição – Ed. Original