CURIOSIDADE – A história do SAS
Você conhece a história do SAS?
SAS (pronuncia-se “sass”) significava “sistema de análise estatística”, e começou na Universidade Estadual da Carolina do Norte como um projeto para analisar a pesquisa agrícola. Como a demanda por esse tipo de software cresceu, o SAS foi fundado em 1976 para ajudar a todos os tipos de clientes – desde empresas farmacêuticas e bancos a entidades acadêmicas e governamentais.
O SAS é um sistema integrado de aplicações para a análise de dados, que consiste em: Recuperação de dados, Gerenciamento de arquivos, Análise estatística, Acesso a Banco de Dados, Geração de gráficos, Geração de relatórios. Trabalha com quatro ações básicas sobre o dado: Acessar, Manipular, Analisar e Apresentar. Pode ser instalado em diversos ambientes operacionais disponíveis no mercado, sendo os programas e arquivos portáveis para qualquer um desses ambientes. Na verdade, é lendária sua portabilidade e disponibilidade. É difícil encontrar uma plataforma viva que não conte com sua versão de SAS.
Hoje, o SAS é usado em mais de 70 mil locais de 136 países, incluindo 93 das 100 maiores empresas da lista 2013 Fortune Global 500® list. E não é diferente no Brasil, onde grandes empresas de diversos segmentos (financeira a fovernamental), contam com as soluções do SAS para ter maiores e melhores informações sobre o seu negócio.
Cada vez mais profissionais da área de negócios, marketing, finanças e tecnologia, se aprofunda no conhecimento desta poderosa ferramenta. Muitas universidades brasileiras conceituadas, usam o SAS na grade curricular, para deixar os alunos ainda mais preparados para o mercado. Cursos e treinamentos de capacitação são oferecidos no mercado para que o profissional possa sempre se reciclar. Sem dúvida, o SAS , ganhando cada veez mais espaço no mercado, mostra que veio para ficar.
Fonte: SAS, Wikipedia