Inteligência analítica em tempos de Big Data
As empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer seu público-alvo e em adotar a melhor forma de interagir com ele. Com a velocidade da informação, a cada novo dia, infinitos dados podem interferir, positivamente ou não, nas decisões corporativas. Diante deste cenário competitivo e dinâmico, as mudanças são inevitáveis e quem consegue analisar de forma inteligente os seus dados, está mais propenso a encontrar diferenciais e aumentar suas chances de sobrevivência no mercado.
Ter uma equipe preparada e capacitada a utilizar as informações de maneira estratégica no ambiente de trabalho é de extrema importância, afinal de que adianta possuir dados preciosos se não houver quem possa interpretá-los e transformá-los em ações?
Por este motivo, profissionais estão em busca de cursos que possam capacitar ou aumentar sua performance em inteligência analítica. Treinamentos in company, consultorias, conteúdos online e eventos, são alguns dos caminhos escolhidos para quem deseja maior autonomia e conhecimento na carreira.
Empresas especializadas em Big Data, como é o caso da Infomev Consulting, que oferece treinamentos abertos, fechados e customizados de acordo com as necessidades diárias dos profissionais, apostam em capacitação em diversas ferramentas analíticas, permitindo que o aluno expanda ainda mais seu conhecimento.
“Nos especializamos em várias ferramentas de Big Data, como: Tableau, SAS, CRM, IBM Cognos, que hoje em dia são mais ágeis e de fácil entendimento nas corporações. Buscamos, diariamente, modernizar nossos cursos com o que tem de mais atual no mercado, além de participarmos de eventos nacionais e internacionais, nos permitindo estar sempre antenados nas tendências do mundo analítico”, diz Márcio Bernardo Faustino, diretor da Infomev.
Mais do que aprender a usar a ferramenta…
Quando uma empresa aposta em um curso de capacitação, ela não está apenas deixando o profissional apto para interpretar os dados, mas sim obtendo vários benefícios, como por exemplo:
– Compreender melhor o perfil dos seus clientes para melhor atendê-los;
– Desenvolver modelos preditivos que alavancam negócios e oportunidades:
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- Modelo de Crédito (credit score) para verificar a probabilidade de um cliente pagar ou não (default);
- Modelo de Migração, identificar quando um cliente está com comportamento de mudança para o concorrente (retenção de cliente);
- Em campanhas, oferecer os produtos para os clientes certos (estão procurando). Medir o retorno das campanhas;
- Criar painéis de indicadores para que os gestores possam acompanhar os resultados e tomar decisões que melhorem os resultados;
- A partir de uma base de dados descobrir novas oportunidade de negócios (mineração de dados).
“Para o investimento em aprendizado ser melhor aproveitado, antes de qualquer consultoria e treinamento, o ideal é estudar o caso do cliente, com os diversos setores da empresa, e transmitir as informações de acordo com o cotidiano do receptor, com técnicas simples. Essas ações vão facilitar o entendimento, já que situações familiares são melhores absorvidas em quase todo o processo e gera resultados satisfatórios para todas as partes e poucas alterações nas tarefas do dia a dia”, afirma Márcio Bernardo Faustino.
Um outro fator importante a ser levado em consideração é, analisar o histórico da empresa escolhida para oferecer a capacitação dos colaboradores. No mercado existem muitas ofertas, mas poucas entregam a qualidade prometida.
“Nossos mais de 15 clientes são a prova de que as melhorias estão gerando resultados satisfatórios, e as indicações e contratação de novos cursos, apenas fortalece a nossa credibilidade”, diz o diretor da Infomev.
No mercado analítico o mais difícil é acompanhar o surgimento de novas tecnologias que podem substituir ou complementar as tecnologias existentes, por isso, é importante estar atento e informado às novidades deste universo e não esquecer de que já vivemos na fase do Big Data.