Já ouviu falar em Data Federation?
Por Alessandro Lemes da Silva
A Tecnologia de federação de dados, também chamada de tecnologia de virtualização de dados ou serviços de federação de dados, é um processo composto por técnicas e softwares que fornece organização com a capacidade de coletar dados de fontes distintas e agregá-los em um repositório virtual, onde ele pode ser usado para inteligência de negócios (BI) ou outras análises.
O processo de federação de dados fornece capacidade de organização agregando dados de fontes diferentes em um banco de dados único para que possam ser usados extrair inteligência de negócios (BI) ou outra análise, acrescentando capacidade preditiva, identificações de padrões e a obtenção de respostas em tempo hábil para ações táticas e estratégicas frente aos desafios de mercado.
O banco de dados virtual e unificador das informações oriundas de diversas fontes não contém os dados em si. Em vez disso, contém informações sobre os dados reais e sua localização, os chamados metadados. Os dados reais são deixados no lugar de origem ou em outros repositório mais adequado.
Esta abordagem é especialmente útil se alguns dos dados de uma organização é armazenado externamente por um provedor de serviços em nuvem de terceiros ou em qualquer serviço de armazenagem com tecnologias heterogênea. Ela permite que a atividade de análise de agregação dos dados seja feita de forma rápida, sem ter que solicitar lógica de sincronização ou copiar os dados até que seja absolutamente necessário.
O grande diferencial na federação dos dados e o valor agregado que esse modelo traz, pois permite estabelecer uma “biblioteca” centralizada, regida por padrões e termos semânticos únicos o que estabelece também a unificações dos conceitos e das definições de negócio.
A chamada Virtualização dos Dados que é o ato de fazer uma única chamada para múltiplas fontes de dados e, em seguida, integrar e organizar os dados em uma camada de middleware, é também chamada de integração de informações empresariais (EII). Sua implementação depende do nível de maturidade das informações e da forma de como a empresa utiliza seus dados.
Data Federation é uma das matérias importantes da arquitetura organizacional dos dados e tem seu argumento reforçado pelos grandes ganhos que se pode obter por ter um repositório único, produto da unificação e padronização de repositórios segregados, tornando o análise do negócio mais eficiente.