Tome as rédeas do seu tempo!
Por Dulcineia Sañtos
¨As pessoas que focam, conseguem as coisas. Pessoas que priorizam, conseguem as coisas certas. ¨ – John Maeda
Tempo é o ativo mais importante que temos. E não estou falando apenas do tempo que usamos para trabalhar ou para cuidar dos filhos e das tarefas de casa. Pare pra pensar em quanto vale a sua hora de trabalho, depois atribua um valor para a sua hora livre. Provavelmente ela vale muito mais pra você do que qualquer outra coisa. Por isso, saber usar o seu tempo de forma inteligente, não só é mais produtivo, como também pode te trazer maior qualidade de vida.
Quando falamos sobre autogestão, a primeira ferramenta é o autoconhecimento.
Você sabe como e com o que está usando o seu tempo?
Uma maneira de descobrir isto é fazendo um registro de suas atividades diárias em um caderno. Pode ser algo simples, como esta planilha:
Dia típico | Dia ideal | Humor |
8:00 | Com sono | |
9:00 | Alerta |
Na coluna ¨Dia Típico¨, anote todas as suas atividades: cada projeto no qual está trabalhando, emails, estudo, tempo no whatsapp (sim, você vai se surpreender com quanto tempo isto está te tomando), Facebook, banho etc. Na coluna ¨Humor¨, anote como você se sentiu enquanto fazia aquela atividade (cheio de energia? cansado?). Faça isso por pelo menos 10 dias. Explicarei sobre a coluna “Dia ideal” mais abaixo.
Use isso apenas como uma ferramenta de autoconhecimento. Não se julgue, nem se culpe.
Depois disto, é hora de pensar em priorizar. De acordo com David Rock em seu livro ¨Your Brain at Work¨ (“Seu cérebro trabalhando”, tradução livre), priorizar é uma das atividades que mais consume energia do cérebro. Por esta razão, deveria ser a nossa primeira atividade pela manhã. ¨Prioritize prioritizing¨ (algo como, “priorize priorizar “), ele diz.
Para priorizar, você precisa saber qual é o nível de dificuldade de uma atividade.
As que não requerem muito esforço, como deletar um e-mail ou fazer a cama, são nível 1. Atividades que requerem um pouco mais de concentração, como ligar para um cliente ou ajudar na lição do seu filho, são nível 2. E as que requerem muito mais esforço e concentração, como trabalhar num projeto novo ou mesmo priorizar, são nível 3.
Você pode então criar uma outra planilha para eleger suas prioridades, que ficaria assim:
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 |
Deletar emails | Agendar reunião | Preparar reunião |
Fazer a cama | Ligar para a Diretora
da escola |
Fazer lista de prioridades |
E agora você vai entender por que anotou na primeira planilha o seu ¨Humor¨: para rastrear os seus níveis de energia durante o dia. Quando você está se sentindo sonolento, por exemplo, as atividades de Nível 3 são quase impossíveis realizar. Você pode usar esse tempo para as atividades de Nível 1. Então, use os horários em que você se sente mais energizado, para realizar as atividades mais complexas (com exceção de priorizar, que idealmente será a primeira atividade do dia).
Para algumas pessoas funciona intercalar atividades de nível 3 com outras de nível 1. Eu, por exemplo, que trabalho em casa, entre uma atividade e outra aproveito para recuperar minhas energias com outra coisa, como preparar o jantar ou um banho.
Isto vai muito além de gerenciar o seu tempo: de acordo com o professor Steve Kay, da University of Southern California, desrespeitar o ritmo circadiano pode levar a problemas como diabetes, depressão, demência etc.
David Rock escreveu um artigo para a revista Psychology Today dizendo: ¨Se você é pago para pensar criticamente, tente fazer a maior parte de seu trabalho no final da manhã, depois de um banho quente. (…) Se você é pago para pensar criativamente, a maioria dos adultos tem seu melhor desempenho quando inicia uma espécie de insônia(…) por volta das 14:00, quando a sonolência chega ao pico. Isso pode aumentar a criatividade (tradução livre).
Lembra da coluna “dia ideal”? Agora, ela será preenchida com as prioridades que você elencou, para que possa planejar o seu dia. Há ainda outras coisas que você pode fazer para otimizar seu tempo:
– evite interrupções, anotando seus pensamentos em um caderno e ocupando-se com eles entre um afazer e outro.
– programe horas ininterruptas de trabalho – 1, 4 horas, avalie a sua disponibilidade. Há vários apps disponíveis no mercado que bloqueiam redes sociais ou impedem seu notebook de receber mensagens durante um período.
O Coaching vai ajudá-lo não só a programar o seu tempo e usá-lo como VOCÊ quer, mas também, a descobrir o que há por trás das vezes em que você não consegue manter o plano.
E lembre-se: seu tempo livre também precisa ser planejado! Coloque-o na agenda e aproveite a vida!
Dulcineia Sañtos é Life Coach, certificada pelo NeuroLeadership Group em Londres.
www.dulcineiasantos.com