✆  55 (11) 3382-1503    |   ⌧  comercial@infomev.com.br       

5 carreiras para quem pretende atuar na área de de Big Data e Data Science

Com a crescente presença da tecnologia em nossas vidas, ao longo dos últimos anos, algumas carreiras tiveram a importância reduzida, enquanto outras crescem exponencialmente, como é o caso das profissões voltadas para área de dados.

Para quem pretende atuar neste segmento, seja através de uma migração de carreira ou iniciando a trajetória profissional agora, este post é para você!

Separamos 5 profissões que estão em alta e, segundo um estudo recente conduzido nos EUA, devem continuar pelos próximos 10 anos.

  1. Engenheiro de Dados

É o profissional responsável por garantir que os dados estarão disponíveis para a análise de forma segura. Eles desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas, tais como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala. Uma vez que estes imensos reservatórios estejam construídos, esses profissionais podem aplicar suas técnicas analíticas e extrair informações relevantes. 

 

  1. Arquiteto de Dados

São os responsáveis por criarem projetos para sistemas de gestão de dados. Depois de avaliar potenciais fontes de dados da empresa (interna e externa), os arquitetos projetam um plano para integrar, centralizar, proteger e manter esses dados. Isso permite que os funcionários acessem informações críticas no lugar certo e na hora certa. 

 

  1. Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios)

O principal objetivo do analista de negócios é ajudar as empresas a implementar soluções de tecnologia de uma forma eficaz em termos de custo, e assim, determinar os requisitos de um projeto ou programa e comunicá-los claramente aos interessados, facilitadores e parceiros.

 

  1. Gerente de Analytics

É o profissional responsável pela equipe de análise de dados. Ele coordena o design, a configuração e a implementação de soluções de análise de dados. Fazer a gestão de projetos de Big Data não é tarefa simples e o gestor precisa ter habilidades de liderança e conhecimento técnico para compreender os desafios inerentes ao Big Data.

 

  1. Cientista de Dados

São os grandes mineradores de dados. Eles recebem uma enorme massa de dados desorganizados (estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados) e usam suas habilidades em matemática, estatística e programação para limpar, tratar, transformar e organizá-los. Em seguida, aplicam suas capacidades analíticas – conhecimento de negócio, compreensão contextual, ceticismo de suposições existentes e algoritmos de Machine Learning – para descobrir soluções para os problemas de negócios e contribuir na tomada de decisões e estratégias empresariais. Essa profissão é relativamente nova e pelo quarto ano seguido é a profissão em maior demanda nos EUA. 

O Big Data tem sido a grande mola propulsora de inovação. Nunca houve volume de dados tão grandes e variados e novas técnicas, ferramentas e profissões surgiram para lidar com este novo universo, portanto, se o seu desejo é atuar em áreas que estão em alta, essa, sem dúvida é uma grande oportunidade!

 

Fonte: Data Science Academy