CARREIRA: O Cientistas de Dados
Uma nova geração de especialistas analíticos que possuem habilidades técnicas para resolver problemas complexos.
Eles são um sinal dos tempos modernos. Sua popularidade repentina reflete como as empresas agora pensam sobre big data. Essa massa imensa de informações não estruturadas já não pode mais ser ignorada e esquecida. É uma mina de ouro virtual que ajuda a aumentar receitas – contanto que haja alguém que escave e desenterre insights empresariais que ninguém havia pensado em procurar. Entra em cena o cientista de dados.
Muitos cientistas de dados começaram suas carreiras como estatísticos ou analistas de dados. Mas conforme o big data começou a crescer e evoluir, esses papéis também evoluíram. Dados não são mais somente uma reflexão tardia para o departamento de TI cuidar. Eles são informações importantes que exigem análise, curiosidade criativa e um talento especial para traduzir ideias de alta tecnologia em novas maneiras de obter lucro.
Para quem deseja seguir esta carreira, confira o que você precisa fazer:
Se você é um estudante, escolha uma universidade que ofereça um diploma em ciência de dados, ou pelo menos, uma que ofereça aulas de ciência de dados e analytics é um primeiro passo importante.
Se você é um profissional e deseja mudar de carreira, algumas características são importantes observar: possuir talento especial para a resolução de problemas, a capacidade de comunicação e uma curiosidade insaciável sobre como as coisas funcionam, é indispensável.
Além dessas qualidades, você também precisará de um sólido conhecimento em:
– Estatística e machine learning.
– Linguagens de codificação, como SAS, R ou Python
– Bancos de dados como MySQL e Postgres.
– Visualização de dados e tecnologias de informação.
– Hadoop e MapReduce.
Se você não quiser aprender estas habilidades por conta própria, faça um curso (conheça a grade de cursos da Infomev). E depois, claro, você deve fazer contatos. Conecte-se com outros cientistas de dados na sua empresa, ou participe de fóruns de discussão. Eles fornecerão informações importantes sobre o que os cientistas de dados fazem – e onde você poderá encontrar os melhores empregos.
Fonte: SAS.com