Como uma cultura baseada em dados transforma negócios?
Você deve estar se perguntando se o Big Data Analytics deve ou não ser adotado pela sua empresa.
Com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, dizemos com todas as palavras que o BIG DATA é interessante para todo tipo de negócios, pois ele é capaz de exercer impacto tanto dentro quanto fora da sua empresa. O uso de dados (novamente, externos ou internos) leva a movimentos de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, maiores lucros e clientes mais felizes.
Alguns dos pontos que mais causam impacto e geram valor em organizações que se guiam por dados são:
Redução de custos
Tecnologias de Big Data, como Hadoop e as análises baseadas em nuvem, trazem vantagens de custo significativas quando se trata de armazenar grandes quantidades de dados – além de serem capazes de identificar formas mais eficientes de fazer negócios.
Tomada de decisão mais rápida e eficiente
Com a velocidade dessas tecnologias para processar e analisar diferentes fontes de dadas e memorizar os melhores caminhos com inteligência artificial, as empresas são capazes de compreender e se debruçar analiticamente sobre informações de maneira imediata, tomando decisões melhores e mais assertivas em um tempo cada vez menor.
Novos produtos e serviços
Com a capacidade de avaliar as necessidades dos clientes e satisfação por meio da análise, vem o poder de dar aos clientes o que eles querem. Diversos especialistas apontam que, com Big Data Analytics, mais empresas estão criando novos produtos para atender às necessidades dos clientes.
A importância de Big Data não gira em torno da quantidade de dados que você tem, mas do que você faz com eles. Você pode tomar dados de qualquer fonte e analisá-los para encontrar respostas que permitam:
- Determinar causas raiz de falhas, problemas e defeitos quase em tempo real;
- Gerar cupons no ponto de venda com base nos hábitos de compra do cliente;
- Recalcular portfólios de risco inteiros em minutos;
- Identificar comportamentos fraudulentos antes que sua organização seja afetada.
Ou seja, os benefícios são gigantescos (e cada vez mais, aparecem novos). Por isso, pense na seguinte pergunta: “O que sua empresa está perdendo ao não adotar o uso de Big Data?”.
Ainda dá tempo de deixar a sua companhia ou área ainda mais competitiva.